Nbr 5410
Esta norma define termos relacionados a instalações de baixa tensão, permanentes ou temporárias, de utilização de energia elétrica, em edificações para uso residencial, comercial, industrial, em locais de afluência de público e outros locais equivalentes.
Componentes da instalação
São os itens da instalação: Acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos (de geração, conversão, transformação, transmissão, armazenamento, distribuição ou utilização de eletricidade), maquinas, conjuntos ou segmentos da instalação.
Quadro de distribuição principal (QDP).
Primeiro quadro de distribuição após a entrada elétrica na edificação.
Proteção contra choques elétricos
Elemento condutivo: elemento constituído de material condutor que pertence ou não a instalação, mas que não é destinada a condução de corrente elétrica.
Proteção básica: é o impedimento de contato com as partes vivas do circuito
Proteção supletiva: proteção por meios de barreiras contra choques elétricos quando partes condutivas tornam-se vivas (energizadas).
Proteção adicional: proteção contra situações de maior risco em que os perigos do choque elétrico são graves.
Proteção a corrente diferencial residual: O dispositivo DR (Diferencial Residual) protege as pessoas e os animais contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto (causado por fuga de corrente). Ao detectar uma fuga de corrente na instalação, o Dispositivo DR desliga o circuito imediatamente.
Contato direto
A pessoa toca um condutor eletricamente carregado que está funcionando normalmente.
Contato indireto
A pessoa toca algo que normalmente não conduz eletricidade, mas que se transformou em um condutor acidentalmente (por exemplo, devido a uma falha no isolamento).
Selv (do inglês "separated extra-low voltage"): é um sistema de extra baixa tensão que é eletricamente separada da terra de outros sistemas e de tal modo que a ocorrência de uma única falta não resulta em risco de choque elétrico.