NBR 15575
Introdução
A NBR15.575 fala sobre edificações habitacionais, neste trabalho vamos apresenta-la melhor para uma construção sustentável.
Atualmente há um grande interesse na redução de impactos ambientais associados ao setor da construção civil, seja na extração da matéria prima, na fase de beneficiamento e fabricação de componentes para a construção, no uso de materiais reaproveitados e reciclados.
Uma estrutura ambiental sustentável é aquela que se preocupa com todos os processos contidos no erguimento da obra e também no seu entorno. Preocupando-se com a qualidade de vida tanto dentro quanto no exterior, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.
Atualmente o modelo mais utilizado para as construções sustentáveis e o da ecoficiência, onde além de permitir uma real adequação das atividades humanas e do meio ambiente, seja ele interno ou no entorno do empreendimento, tornou-se uma ferramenta estratégica para a competitividade no meio empreendedor.
NBR 15.575
O conjunto normativo NBR 15.575 - Edificações Habitacionais - Desempenho está em vigor e estabelece requisitos para o atendimento de diversos sistemas presentes em empreendimentos habitacionais. Esse conjunto normativo contém seis partes:
Partes
Descrição
Parte 1
Requisitos Gerais
Parte 2
Requisitos para os sistemas estruturais
Parte 3
Requisitos para os sistemas de pisos
Parte 4
Requisitos para os sistemas de vedações
Parte 5
Requisitos para os sistemas de coberturas
Parte 6
Requisitos para os sistemas hidrossanitários
Parte 1: Requisitos Gerais
Com um caráter de orientação geral, a parte 1 da NBR 15.575 funciona como um índice de referência remetendo, sempre que possível, às partes específicas (estrutura, pisos, vedações verticais, coberturas e sistemas hidrossanitários). Ela também traz aspectos de natureza geral e critérios que envolvem a norma como um todo.
Nela, são apresentados o conceito de vida útil do projeto,