NBR 15575-5
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Foro Nacional de Normalização. As Normas
Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB). dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e das Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE). são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros).
A ABNT NBR 15575-5 foi elaborada no Comitê Brasileiro de Construção Civil (ABNT/CB-02), pela Comissão de Estudo de Desempenho de Edificações (CE-02:136.01). O Projeto circulou em Consulta Nacional conforme Edital nº 07, de 16.07.2012 a 13.09.2012, com o número de
Projeto ABNT NBR 15575-5.
A ABNT NBR 15575, sob o título geral " Edificações habitacionais – Desempenho”, tem previsão de conter as seguintes partes:
Parte 1: Requisitos gerais;
Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais;
Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos;
Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas - SVVIE;
Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas;
Parte 6: Requisitos para os sistemas hidrossanitários.
Introdução
Sendo a parte mais exposta de uma edificação, o sistema de coberturas deve-se integrar aos outros sistemas de forma que não prejudique o desempenho deles. Em função da exposição à radiação direta do sol, condições de chuva e outros agentes externos, esta parte da norma visa definir os requisitos para um desempenho mínimo,de forma a garantir o conforto do usuário da edificação, assim como preservar sua saúde e proteção ao corpo da construção.
A ABNT NBR 15575-5 é constituída de dezoito subitens e doze anexos. Sendo que os cinco primeiros subitens se referem à introdução, contextualização,terminologia, atribuições dos intervenientes e usuários, nos demais são apresentados os requisitos para o desempenho mínimo. Nos oito primeiros