Nbr 10004 – resíduos sólidos classificação
Buscando aprofundar nossos conhecimentos a cerca do descarte de resíduos sólidos, buscamos fazer um resumo da NBR 10004. Uma norma que classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente. Sendo que na mesma, os resíduos radioativos não são considerados, pois estes são de competência exclusiva da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Considerando a crescente preocupação da sociedade com relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável, a ABNT criou a CEET-00.01.34 - Comissão de Estudo Especial Temporária de Resíduos Sólidos, para revisar a ABNT NBR 10004:1987 - Resíduos sólidos Classificação, visando aperfeiçoá-la e, desta forma, fornecer subsídios para o gerenciamento de resíduos sólidos.
A norma NBR 10004 foi corrigida, complementada e atualizada. O que estabeleceu critérios de classificação e códigos para a identificação dos resíduos de acordo com suas características.
RESÍDUOS SÓLIDOS
Segundo a NRB 10004 resíduos sólidos são conceituados como resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Sendo incluídos nesta definição, os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível. Existem diversos tipos de resíduos, sendo que para serem classificados e de suma importância atentar-se para alguns aspectos, tais como: periculosidade, toxidade, agente tóxico, toxidade aguda, agente teratogênico, agente mutagênico, agente carcinogênico, agente ecotóxico e doses letais.
A periculosidade de um resíduo, é a