Nbc pa 290
Aprova NBC PA 290 – Independência - Trabalhos de Auditoria e Revisão
Introdução
A Norma trata dos requisitos de independência para trabalhos de auditoria e trabalhos de revisão limitada ou especial, que são trabalhos de asseguração em que o auditor expressa conclusão sobre as demonstrações contábeis.
Estrutura conceitual sobre a independência
Nos trabalhos de auditoria, é do interesse do público que os membros das equipes de auditoria, sejam independentes dos clientes de auditoria.
O objetivo é auxiliar as firmas e os membros das equipes de auditoria na aplicação dos conceitos para a conquista e manutenção da independência.
Independência compreende:
Independência de pensamento - postura mental que permite a apresentação de conclusão que não sofra efeitos de influências que comprometam o julgamento profissional, permitindo que a pessoa atue com integridade e exerça objetividade e ceticismo profissional;
Aparência de independência - evitar fatos e circunstâncias que sejam tão significativos a ponto de que um terceiro com experiência, conhecimento e bom senso provavelmente concluiria, pesando todos os fatos e circunstâncias específicas, que a integridade, a objetividade ou o ceticismo profissional da firma, ou de membro da equipe de auditoria ou asseguração seriam comprometidos.
Os conceitos sobre a independência devem ser aplicados por auditores para:
Identificar ameaças à independência;
Avaliar a importância das ameaças identificadas;
Aplicar salvaguardas, quando necessário, para eliminar as ameaças ou reduzi-las a um nível aceitável.
Ameaças à independência
Ameaças podem ser criadas por relações e circunstâncias que podem comprometer, ou pode ser vista como se comprometesse, o cumprimento dos princípios fundamentais por um auditor.
As ameaças se enquadram em uma ou mais das categorias a seguir:
Ameaça de interesse próprio é a ameaça de que interesse financeiro ou outro interesse influenciará o