Nazistas em nova europa
Comunicação Social - Jornalismo
Disciplina – Jornalismo Científico
Professor Fabrício Mazocco
Aluno = André Dias
Atividade: Matéria Jornalismo Científico
Nazistas deixam marcas no Interior Paulista
Pesquisa mostra a passagem do Nazismo por Nova Europa/SP através de livro reportagem.
O livro-reportagem “O Ninho da Águia” é produto de um projeto experimental para conclusão do curso de Jornalismo do aluno do Centro Universitário de Araraquara Davi Pastrello. O livro contaa historia e o cotidiano de famílias alemãs que passaram pela cidade de Nova Europa nas décadas de 30 e 40. Naquela época os efeitos da segunda guerra mundial ainda pairavam pelo mundo e esta pequena cidade do interior recebeu esta cultura.
O projeto reuniu através de documentos, depoimentos, visitas a campo como eram realizados os trabalhos destes imigrantes na época e como foi a participação da comunidade alemã de nova Europa neste partido.
De acordo com pesquisa de Pastrelo, a imigração alemã Nova Europa ocorreu de forma natural, com imigrantes comprando terras no local e, assim, foi-se criando uma comunidade, que no ápice da guerra, era 1/4 da população da cidade (cerca de 1,5 mil para 5 mil habitantes).
Segundo o autor, as pesquisas para confecção do livro foram realizadas em um curto período e comprovaram esta passagem do Nazismo em Nova Europa, os nazistas seguiam todas as doutrinas e pregavam a raça pura, com casamento apenas entre eles, mas não incomodavam ninguém. Também frequentavam apenas um local, o clube Germânia, hoje Clube Recreativo de Nova Europa.
Porém, com a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial, o Governo Getúlio Vargas apreendeu muitos itens dos germânicos e alguns chegaram a ser perseguidos. "Segundo depoimentos que recolhi, os alemães sofreram com a repressão do governo Vargas, muitos deles tiveram seus bens confiscados, foram proibidos a falar alemão em público e ainda o clube da cidade foi