Nazismo: o fascismo alemão
Já está dito no título, nazismo é o fascismo da Alemanha e, para compreendermos o nazismo, precisamos compreender o fascismo. Para facilitar a explicação dividimos o tema em duas partes.
Fascismo
O fascismo é uma ditadura de extrema-direita, apoiada pelos grandes empresários, com o objetivo de impedir a chegada da esquerda ao poder. Entenda um pouco sobre o regime fascista no texto abaixo.
O Fascismo é Principalmente Anti-Comunista
O ódio a tudo parecido com igualdade, trabalhadores construindo seu próprio destino, à fraternidade entre os povos. Elitistas, os fascistas imaginavam um regime em que a elite "superior biológica e intelectualmente", deveria dominar o mundo.
O Fascismo é Antiliberal
Os fascistas dizem que a democracia é um regime fraco pois permite que os enganadores do povo cheguem no poder. Por isso defendem uma ditadura em que todos rastejem diante do grande líder fascista. No regime fascista não existem eleições, liberdade de imprensa, toda a oposição ao governo vai pra cadeia, livros incômodos são queimados, os professores que falam demais são presos.
O Fascismo é totalitário
O indivíduo deve se subordinar completamente ao Estado. O que o governo quer, devemos querer. Nas escolas as crianças decoravam cartilhas que diziam: "A maior virtude é a obediência. Por que devemos obedecer? Por que devemos obedecer." Ou então: "Crer para obedecer, obedecer para crer." O Estado proibia obras de arte moderna, esterilizava mulheres e mandava abortar à força. Todas as pessoas eram fichadas e controladas pela polícia política. Qualquer deslize ou simples suspeita levava aos campos de concentração.
O Fascismo é Militarista
Para recuperar a economia o governo incentivou a industria bélica. Além disso os fascistas falavam o tempo todo em "restaurar a ordem". O objetivo era transformar o país num acampamento militar. Do mesmo jeito que um soldado devia obedecer cegamente ao oficial, o