Nazismo e Fascismo Resumo
No fascismo, nazismo e integralismo o elemento comum que varia seu conceito, ou até fica inexistente, é o povo, pois a consciência jurídica e social lhe é suprimida pelo absolutismo do Estado. Assim, nesses regimes, restariam os três elementos na seguinte forma: Território, população (números de estatística, pois neutralizado a vontade política, não existe povo) e o governo soberano, que s e confunde ou se integra na forma absoluta de Estado.
Outro elemento comum é a exaltação do purismo racial como propaganda política, pois assim como a religião é o ópio do povo, falar bem do povo, em períodos de crise (guerras), faz bem ao espírito, e no lugar da fome, vem a união da população em prol da ideologia propagada pelos meios de comunicação de massa (rádio, televisão etc.).
Nazismo - Regime político de caráter autoritário que se desenvolve na Alemanha durante as sucessivas crises da República de Weimar (1919-1933).
Baseia-se na doutrina do nacional-socialismo, formulada por Adolf Hitler (1889-1945), que orienta o programa do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP). A essência da ideologia nazista encontra-se no livro de Hitler, Minha Luta(Mein Kampf). Nacionalista, defende o racismo e a superioridade da raça ariana; nega as instituições da democracia liberal e a revolução socialista; apóia o campesinato e o totalitarismo; e luta pelo expansionismo alemão.
.........................................
O fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919, durante seu governo (1922–1943 e 1943–1945). Fascismo deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos