Nazismo - tcc
Existem inúmeras definições para a palavra ideologia. Podemos simplificar e dizer que ideologia constitui uma visão de mundo aceita por uma parcela da sociedade em um determinado momento histórico.
Ideologias são instrumentos políticos poderosos.
A história contemporânea é repleta de exemplos do uso de ideologias como justificativa para o domínio ou extermínio de grupos ou povos. No século XIX, por exemplo, a política imperialista dos países europeus era justificada por teorias racistas que afirmavam a superioridade do homem branco, civilizado e superior em detrimento dos povos africanos, atrasados e inferiores.
No século XX, assistimos ao surgimento da ideologia nazista que afirmava a superioridade de uma única raça, a raça ariana. Em 1945, o nazismo foi derrotado na Segunda Guerra Mundial, mas parece que ele não morreu.
Recentemente testemunhamos o renascer da ideologia nazista com o surgimento de grupos neonazistas, no cenário mundial e no Brasil.
No Brasil, "carecas", "skinheads" e "white power" são alguns nomes que designam grupos que atuam nos grandes centros urbanos promovendo ataques verbais, pichações e agressões físicas direcionadas principalmente contra migrantes nordestinos, negros, a comunidade judaica e homossexuais.
Como é possível explicar o renascimento dessa ideologia que tanto mal causou em um passado recente?
O que leva um jovem a ingressar nesses grupos e praticar atos de extrema violência contra seus semelhantes?
O que alimenta esse ódio?
Como combatê-lo?
Na tentativa de responder a essas e outras questões, escolhemos como tema para nosso trabalho de conclusão de curso, os grupos neonazistas no Brasil. Suas origens, princípios, motivações e comportamentos.
Inicialmente realizamos um levantamento histórico sobre os princípios do nazismo e os instrumentos que utilizou para submeter os indivíduos a um líder e uma causa. A seguir como ocorreu o renascimento dessa ideologia no mundo e, no Brasil.