NAZIFACISMO
Italia FACISTA Mussolini
A Italia sai vencedora da I Guerra Mundial, porém não levou nada em troca. Com isso, ocorre crescimento de partidos de esquerda no país. A burguesia italiana apoiava grupos de extrema direta, assim a mesma apoia grupos paramilitares (Fascio di Combatti).
Em 1919, surge o Partido Fascista, com a inteção de combater grupos de esquerda. Militares e burgueses eram simpatizantes do facismo.
Em 1922 ocorre a Marcha sobre Roma, como uma forma de mostrar futuro poder.
Em 1924, o Parido Facista vence e implanta dois importantes tratados:
Carta Del Lavoro – O Estado controla os trabalhadores.
Tratado de Latrão – Padre vira chefe de Estado no Vaticano, em troca de não se meter no resto.
Alemanha NAZISTA Hitler
Com as senções impostas pelo tratado de Versalhes, apos a I GM, Alemanha estava em crise, passando por um momento de reergução, tendo os EUA que emprestar dinheiro para a Alemanha.
Burguesia estava aflita com o crescimento do partido da esquerda.
Adolf Hitler funda o Partido Nacional Socialista dos trabalhadores em 1919.
Em 1923 ocorre uma crise inflacionária, pois o nazistas tentaram tomar o poder ‘’Putsch de Munique’’, porém fracassou. Assim Hitler é preso por 8 meses.
Em 1932, o partido nazista vence as eleições, porem Hunderburg não coloca Hitler como chancelar, dando como explicação o fato de Hitler não ter ‘’pedigree’’, Calvo faz um trato com Hitler, convencendo Hunderburg a colocar Hitler como chanceler, em troca do Hitler a coloca-lo como vice chanceler. Porém Hunderburg morre e Hitler torna-se Furher. Assim, faz uma lei, tirando o poder de chanceler, centralizando todo o poder pra ele.
Foi Fundado o III Reich, (1º sacro imperio romano, 2º imperio unificado da alemanha, 3º imperio nazista).
Enerst Home cria o SA, que são tropas de assalto que faziam o trabalho sujo da politica. Eles queriam o comando das forças armadas. Na negociação, Hitler foi criando paralelamente outro grupo parlamentista, o SS. Assim,