navio
5.1 – Introdução
Até este estágio o estudo de estabilidade pressupunha um navio com deslocamento constante; quase sempre consideramos também KG constante.
Nas próximas páginas serão estabelecidas as conseqüências de mudanças de pesos a bordo. A necessidade disto se torna evidente quando lembramos que um navio dificilmente fica em condição de carregamento constante; durante a viagem há gasto de combustível lubrificante, água, etc., de modo que é imperioso saber como um navio irá se comportar ao ser alterada a quantidade deste itens a bordo.
5.2 – Princípios Gerais
1a. Condição: Adição de peso – “Se a um sistema de pesos se adiciona novo peso, o centro de gravidade do conjunto se acha na linha que une o centro de gravidade do sistema original e o do peso adicionado, entre estes pontos, a uma distância daquele igual ao momento do peso adicionado em relação à posição original do CG, dividido pelo peso total”.
Considerando a fig. 1(a) vemos que a expressão que traduz esta condição é: GG1 = W . (gG) / ( + W) G = centro de gravidade do sistema original g – centro de gravidade do peso adicionado
G1 = centro de gravidade do sistema resultante
G1 está na reta gG entre g a G
= peso do sistema original
W = peso adicionado
2a. Condição: Remoção de Pesos – “Se um peso é removido de um sistema de pesos, o centro de gravidade do sistema resultante estará no prolongamento da reta que passa pelo centro de gravidade do sistema original e pelo do peso removido, e a uma distância igual à obtida pela divisão do momento do peso removido em relação à posição original do CG, pelo peso resultante”.
Considerando ainda a figura 1(a) vemos que a remoção de peso pode ser considerada como a “colocação” de um peso NEGATIVO. Assim a expressão anterior pode ser usada considerando sinal (-) para W.
GG1 = - W . (g G) /