Naven
Centro de Filosofia e Humanas
Departamento de Antropologia
Disciplina: Leituras Etnográficas III
Acadêmico: Gabriela Cordini Broering
Matrícula: 12102052
NAVEN – UM EXAME DOS PROBLEMAS SUGERIDOS POR UM RETRATO COMPÓSITO DA CULTURA DE UMA TRIBO DA NOVA GUINÉ, DESENHADO A PARTIR DE TRÊS PERSPECTIVAS.
Gregory Bateson
Gregory Bateson inicia nos dando as direções que seu livro irá seguir para entender a sociedade do Iatmul. Sua obra pretende dar uma atenção de uma cerimonia ritualística chamada NAVEN e o comportamento dos indivíduos, os Iatmul da Nova Guiné.
Durante o ritual os homens se vestem como as mulheres e as mulheres se vestem como homens; o autor busca relacionar esse comportamento com noções de estrutura, funcionalismo pragmático e principalmente com o ethos. Neste último Bateson ressalta que esse termo seria estranho aos antropólogos e dá sua definição em rodapé, onde seria o espirito coletivo de um povo ou comunidade. Ele ainda ressalta que as categorias citadas anteriormente se relacionam e que são partes da essência da cultura, necessárias para podermos entendê-la.
Os fenômenos sociais tratados serão somente os que ainda estão presentes na sociedade Iatmul de quando o autor visitou. Portanto ele não pretende buscar o porquê certo fenômeno ocorre, visando explorar as relações que são desencadeadas, como um fenômeno social fica em relação a certas ações, mas não o que faz com que ele se inicie; assim não explora os processos de modificação cultural.
Bateson nos da conta da complexidade da cultura que encontra, com relações de parentesco, religião, organização sociais, bem desenvolvidos.
Seguido o autor faz descrição das cerimonias e terminologias de parentesco empregadas. As cerimônias chamadas NAVEN se dão sempre que o laua (filho/a da irmã) realize um ato ao qual deve ser celebrado, principalmente quando for realizado pela primeira vez, sendo realizado pelo seu wau. Existem certos