Naturopatia
Abacate – Abacatina: substância oleosa com propriedades nutritivas e hidratantes da pele. Usada também contra artrite e gota.
Abacaxi – Bromelina: enzima proteolítica, ou seja, que auxilia na hidrólise das proteínas. É eficaz contra bronquite, artrite e obesidade.
Água-de-coco – Rica em sódio, cloro, e potássio, minerais essenciais à vitalização da pele e ao bom funcionamento intestinal e hepático. Suas propriedades medicamentosas básicas relacionam-se ao aumento da colicistocinina, hormônio produzido na mucosa intestinal, auxiliador dos movimentos vesiculares.
Amêndoas – Amandina: proteína reconstituinte dos tecidos com grande aplicação n combate às anemias. Seu óleo é usado como emoliente tópico.
Amendoim – Araquna: principal substancia dos ácidos graxos do amendoim. Cura algumas síndromes ocasionadas pela carência desses ácidos no organismo.
Azeitona – Oleína: principal componente do óleo de oliva, que é aplicado contra as dores reumáticas, otites, úlceras estomacais e na tuberculose.
Banana – 1. Potássio: alem de outras funções, esse mineral tem ação diurética. É importante nos casos de pressão baixa. 2. Serotonina: é calmante e induz ao sono. Atua no cérebro auxiliando na produção de endorfinas, os chamados “hormônios da alegria”.
Caju – Cardol: óleo contido na casca do caju com propriedades altamente corrosivas; é anti-séptico e vermífugo. Atua no combate à lepra, ao eczema e à psoríase.
Caqui – Ácido urônico: presente nas pectinas dessa fruta na proporção de 75%. Esta substancia suaviza as irritações das mucosas digestivas e refresca a pele.
Coco – Potássio: mineral de suma importância para o sistema muscular, especialmente aos músculos cardíacos. É diurético e encontra-se também em abundancia na banana.
Figo – Fissina: enzima proteolítica (que auxilia na divisão molecular das proteínas), cuja função é semelhante à da bromelina contida no abacaxi e a da papaína no mamão. Tem aplicação pratica contra lombrigas e oxiúros.