Natureza
A industrialização tardia ocorreu na Ásia na América Latina e na África, sendo o Japão o que mais se destacou no continente asiático no último século. A integração entre as estratégias nacionais e o capital empresarial privado definiu o caráter de sua economia.
INOVAÇÃO MEIJI
Sob domínio do clã tokugawa, o japão do século XIX possuía uma economia isolada do restante do mundo. Duas características marcam a era meiji: a adoração de um desenvolvimento nacionalista com recusa ao capital estrangeiro e a participação intensa do estado, transformou os antigos senhores feudais em empresários industriais.
PÓS SEGUNDA-GUERRA MUNDIAL
A economia japonesa teve um grande avanço após a Segunda Guerra Mundial. Derrotado, o país recebeu uma grande quantidade de capital estrangeiro, principalmente norte-americano, para sua reconstrução. O Japão passou a investir no desenvolvimento industrial e tecnológico, tornando-se na década de 1970 numa grande potência econômica. Atualmente, o Japão é a segunda maior economia do mundo. Destaca-se na produção e exportação de veículos, equipamentos eletrônicos e artigos de informática. Além destas áreas, a metalurgia, siderurgia e produção naval também são destaques na economia japonesa. Além de grandes empresas multinacionais, o Japão conta com um forte sistema bancário.
INDÚSTRIA JAPONESA
Com a crise do petróleo na de 1970, as economias norte-americanas e européia foram fortemente afetadas. o Japão por ter adotado um padrão tecnológico com alta produtividade nesse período, continuou crescendo, pois dispunha de população trabalhadora muito disciplinada, ao contrário dos EUA e da Europa, que enfrentavam sindicatos fortes e intensa reivindicação de direitos por parte dos