Natureza e sociedade
O educando e o lugar de vivência
Tópicos de Objetivos c o n t e ú d o d i d á t i c o s
A identidade • Recuperar a história pessoal por meio de relatos orais, escritos, dedo educando senhos ou dramatizações, valorizando positivamente sua experiência de vida.
Outro aspecto importante refere-se à recuperação das festas e tradições locais. Investigar a origem desses eventos culturais é uma boa oportunidade de trabalhar noções de tempo passado e presente e de ampliar os referenciais culturais dos alunos, ao mesmo tempo em que se abre espaço para que eles relembrem das tradições do seu local de origem, falando e escrevendo sobre sua vivência anterior.
O estudo do entorno próximo ao centro educativo e do lugar de vivência pode favorecer as capacidades de orientação e representação espacial, através da interpretação e elaboração de croquis (representação gráfica de um espaço realizada a mão livre, sem respeitar rigorosamente as proporções), maquetes, plantas ou mapas de espaços conhecidos.3 Permite também perceber as transformações ocorridas na localidade e no município com o passar do tempo, desenvolvendo a percepção do tempo histórico. Além da possibilidade de melhora do bemestar pessoal e social, essa abordagem pode oferecer a ocasião para a ampliação desses conhecimentos para contextos maiores.
3 Orientações metodológicas de como introduzir os educandos na construção e leitura de mapas podem ser encontradas em O espaço geográfico: ensino e representação, de
Rosângela D. de Almeida e Elza Y. Passini (São Paulo, Contexto, 1991).
O estudo do entorno próximo pode favorecer as capacidades de orientação e representação espacial
1 7 8
Estudos da Sociedade e da Natureza
Ação Educativa / MEC
• Reconhecer a si próprio e seus pares enquanto portadores e produtores de cultura, dotados de capacidade de ampliar seu universo de conhecimentos, valores e meios de expressão.
• Estabelecer uma relação empática e