Natureza e Sociedade
Nossa sociedade é repleta de fenômenos naturais e sociais, o que faz com que aguce a curiosidade das crianças, levando a investigação (o porquê disso, daquilo). Temas de interesse da criança: Jardim, dinossauro, heróis, programas de tv.
Em um grupo social temos conceitos, valores, ideias, objetivos e representações que constituem nosso conhecimento de mundo.
PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS SOBRE NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDEIAS E PRÁTICAS CORRENTES
• Ciências humanas e naturais: existe uma preparação para os anos posteriores da sua escolaridade. Ex:Desenvolvimento motor (copiar, repetir, colorir desenhos e fazer exercícios). Algumas escolas limitam ao estudo dos seres vivos e o corpo humano. Desconsiderando toda a bagagem que essa criança já traz consigo.
• Datas comemorativas: O calendário escolar é repleto de datas comemorativas. O professor até aborda os temas, mas nem sempre da maneira que deve ser adotada. Exemplo: Dia do índio.
• Propostas e práticas: devem ir além da capacidade de compreensão das crianças. Exemplo: Arte (reflexão de paisagens).
• Formação moralizante: cuidar na hora da transmissão de valores para evitar o preconceito. Trabalhando as diferenças.
• Práticas da ciência: Procura realizar experiências com animais ou plantas, mas de uma forma lúdica para que o aluno possa expor sua ideia ao professor e não simplesmente chegar com o planejamento e impor que eles executem. Para que assim os alunos possam ter mais interesse nas aulas.
• Trabalhar o meio social e natural explicando de forma diversificada os acontecimentos do mundo, levando sempre a realidade para a sala de aula.
É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA FAÇA! Através da prática, ela tem melhor compreensão sobre o conteúdo.
• Mitos e lendas: quando nós falamos em bagagem cultural é a isso que estamos nos referindo, em cada sociedade existe uma explicação diferente sobre um determinado tema, assim quando perguntamos a uma criança o que é mundo, cada