Natureza e sociedade
Titulo: cuidar de si, cuidar do próximo, cuidar do mundo
Objetivos: Desenvolver uma reflexão acerca da aplicação da ética do ser humano na atualidade; Estabelecer uma relação entre os conceitos de Morin e Boff.
Justificativa:
Há uma necessidade de salientar o cuidado que deveríamos ter em relação à ética na conduta do nosso cotidiano, resgatando valores e conceitos que parecem estar esquecidos, aprendendo a conviver, mostrar generosidade e humanismo para com o próximo e com o meio ambiente. Assim propomos fazer uma análise, tendo como parâmetro os conceitos de Morin e Boff, numa perspectiva educacional.
Introdução: O homem está cada vez mais só e deixando fechar-se em si mesmo, esquecendo-se de cuidar de si, das coisas ao seu redor, do outro e do mundo onde vive. Percebemos que o homem não é apenas um indivíduo dissociado de sua espécie ou da sociedade, mas está inserido nela, criador e criatura de uma cidadania planetária, precisando, portanto estar consciente do impacto de suas ações e idéias na humanidade. A antropo-ética, no qual os autores mencionam, pode ser compreendida pela construção de uma proposta humanista, conscientizando-nos sobre a urgência de repensar a ação do homem enquanto espécie e indivíduo.
Desenvolvimento:
É necessário ter uma visão ampla, completa dos problemas que envolvem a sociedade planetária. Morin ressalta que devemos desenvolver a ética da solidariedade e Boff vai mais além, quando menciona o cuidado que devemos ter para com o outro, que poderá levar a um ambiente harmônico e perene. Constatamos que ambos os autores tem essa visão de humanização global. Com tudo se faz necessário ter uma percepção crítica e uma consciência de que se não cuidarmos de nós, do outro e do mundo, estaremos fadados a destruição dos valores, do humanismo e da vida planetária.
Para repensarmos esses conceitos devemos articular debates, dialogar, desmontar frases feitas, o censo comum, questionar valores