natureza e identidade da pedagogia
1 INTRODUÇÃO 3
2 O que É PEDAGOGIA 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este estudo tem por objetivo demonstrar a importância do pedagogo na pedagogia, bem como a diferença entre ambos, embora possa parecer à mesma coisa, porém tem caráter diferenciado. A pedagogia se baseia em quatros pilares de extrema importância, sendo eles: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, pilares estes que nortearão o pedagogo na sua trajetória dentro da pedagogia.
A pedagogia por sua vez refere-se ao sistema de ensino a ser aplicado pelo pedagogo e suas práticas educativas a fim de estabelecer uma orientação no trabalho educativo ao longo do período letivo, cujo o qual educador e aluno dividem o mesmo espaço, afim de formar pessoas para os mais diversos fins, sendo eles: sociedade, política, educação e convivência social.
2 O que É PEDAGOGIA
É a ciência ou disciplina cujo objetivo consiste em criticar, ordenar e disciplinar o processo educativo, a fim de criar um sistema de ensino consistente e eficaz. A pedagogia tem sua origem de nascimento na Grécia antiga, sendo composta pelas palavras paidós (criança) e agogé (condução), perfazendo o termo condução a criança. Segundo Franco (2003), a pedagogia é a ciência da educação que explica a aproximação e o distanciamento da ciência da educação, através do crescimento de novas técnicas de pesquisas, aplicados na educação no Brasil.
A pedagogia é a ciência da educação e do ensino. De forma tradicional, suas funções se referem à formalidade e à regularidade da escola, estabelecidas e difundidas com base em diretrizes nacionais. O conjunto de teorias, doutrinas, princípios e métodos por ela utilizados, reúnem objetivos práticos que podem ser resumidos no verbo educar(...) trata-se de uma ciência cuja finalidade