Natureza e desafios atuais da administração
No início , a administração era entendida como um trabalho individual , mas depois passou a envolver atividades em grupos e posteriormente estendeu-se à atividades interorganizacionais. Encontramos no Dicionário vários conceitos para o termo , dentre eles : ‘’ Conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar os fatores de produção e controlar sua produtividade e eficiência, para obter determinado resultado. ‘’ (Novo dicionário Aurélio, 1ª edição )
Podemos entender que administração é uma combinação de recursos que devem ser aplicados para alcançar um objetivo e atingir um desempenho excepcional.
O Administrador é a pessoa responsável por conduzir todo o processo de administrar. É ele quem guia e converge as organizações rumo ao alcance de objetivos.
Alguns critérios são necessários para que o administrador conquiste um desempenho excepcional , são eles a eficiência e a eficácia.
Enquanto a eficiência significa fazer bem e corretamente as coisas de modo que não sejam desperdiçados recursos ; a eficácia consiste na conquista dos objetivos e resultados . O ideal para o bom administrador é ser eficiente e eficaz.
As Funções e O Processo Administrativo
Se considerarmos de forma separada, planejamento, organização, direção e controle constituem funções administrativas. Quando tomamos em conjunto, para o alcance de objetivos, estas formam o processo administrativo. * Funções Administrativas
Planejar e organizar representam aspectos mais abstratos do processo administrador, enquanto dirigir e controlar caracterizam aspectos mais concretos.
Vejamos individualmente tais funções : * Planejamento – Processo de definir objetivos, atividades e recursos. * Organização - É o processo de definir e dividir o trabalho e os recursos necessários para realizar os objetivos. Implica a atribuição de responsabilidades e autoridades a pessoas e grupos. * Direção - Esta função engloba atividades como a tomada de