Natureza e cultura
O que são drogas? |
Drogas são substâncias químicas capazes de provocar alucinações, consequências físicas, psicológicas e sociais podendo levar à morte em casos muito forte.
As drogas, substâncias naturais ou sintéticas que possuem a capacidade de alterar o funcionamento do organismo humano, dependendo da natureza e composição das mesmas elas podem agir em determinados locais ou no organismo como um todo.
São capazes de provocar alucinações, consequências físicas, psicológicas e sociais podendo levar à morte em casos muito forte.
Diferença entre drogas Lícitas e ilícitas
As drogas lícitas são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade, e seu comércio é legal. Os dois principais exemplos de drogas lícitas na nossa sociedade são o cigarro e o álcool. Outros exemplos de drogas lícitas: anorexígenos (moderadores de apetite), benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade), tranqüilizantes e remédios para dormir.
Já a cocaína, a maconha, o crack, o ecstasy, a cocaína a heroína, etc., são drogas ilícitas, ou seja, são drogas cuja comercialização é proibida pela legislação. Além disso, as mesmas não são socialmente aceitas, estas também são conhecidas como “drogas pesadas” e causam forte dependência.
Exemplos de drogas licitas e ilícitas.
Os dois principais exemplos de drogas lícitas na nossa sociedade são o cigarro e o álcool. Outros exemplos de drogas lícitas: anorexígenos (moderadores de apetite), benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade), tranqüilizantes e remédios para dormir.
E alguns exemplos de drogas ilícitas são a cocaína, a maconha, o crack, o ecstasy, a cocaína a heroína, etc.
Como as drogas se dividem quanto ao seu efeito no organismo humano:
As drogas ainda se dividem quanto ao seu efeito no organismo humano: drogas depressoras, são as que causam efeitos semelhantes aos da depressão (álcool, cola de sapateiro, loló,