Natureza e Cultura
Paula de Faria Perdigão – 2012047542
1). Apresente resumidamente a história do conceito de cultura.
2). O texto Raça e História apresenta argumentos a favor da diversidade das culturas. Desenvolva pelo menos três.
3). Humanidade e Animalidade- Tim Ingold
O autor propõe logo no início que a finalidade de seu artigo é tentar demonstrar porque se deve fazer uma ciência da humanidade e com a conclusão que chega no final, Tim Ingold conseguiu seus objetivos? Se a resposta for afirmativa mostre porque tanto a abordagem biológica quanto a condicional cultural foi importante para sustentar sua opinião.
4). Pergunta relativa ao texto “Natureza e Cultura”- Lévi-Strauss
“A proibição do incesto possui ao mesmo tempo a universalidade das tendências e dos instintos e o caráter coercitivo das leis e das instituições”. A partir dessa afirmativa, relacione a questão do incesto no âmbito natural e cultural. De que forma ela se procede?
5). Pergunta sobre o texto – Ecologia da Mente G. Bateson
Segundo a epistemologia cibernética, a mente individual é imanente, mas não é limitada ao corpo. Explique essa afirmação.
6) Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra e levando em consideração os estudos realizados na disciplina até o momento, analise as duas frases de períodos diferentes do pensamento antropológico.
a). Evolucionismo Nina Rodrigues conclui: 1) a espécie humana é poligênica, sendo a raça branca superior a negra e a mestiçagem é uma forma de degenerescência que deve ser evitada; 2) a baixa situação socioeconômica, os crimes e as enfermidades dos negros e mestiços são expressões da inferioridade e degenerescência. (NINA RODRIGUES, 2006: 116).
b.Relativismo
“A filosofia do candomblé não é uma filosofia bárbara, e sim um pensamento sutil e que ainda não foi decifrado”. É preciso mostrar ainda que esses cultos não são um tecido de superstições, que, pelo contrário, subtendem uma cosmologia, uma psicologia e uma