natureza dos evangelhos sinoticos
Os Evangelhos narram a vida de Jesus e todas as coisas que Ele veio ensinar.
A preocupação dos Evangelhos é transmitir. O Evangelho escrito por Marcos acredita-se que seja o mais antigo, pois há muitas lacunas do que nos outros Evangelhos sinóticos. Existe uma rede, uma relação que interligam os fatos e personagens.
Nos Evangelhos sinóticos percebe-se a relação de muitos personagens que são apresentados. Os Evangelhos se preocupam em falar da vida de Jesus, os outros personagens só aparecem porque de algum modo tem contato com Jesus e seus ensinamentos. A Paixão de Cristo é o ápice dos relatos contidos nos Escritos dos Evangelhos.
É possível que Mateus e Lucas tenham usado como base o Evangelho escrito por Marcos, ou pelo menos conheceram os escritos de Marcos. Mateus e Lucas utilizaram coleções dos ditos de Jesus que não se encontram no Evangelho segundo Marcos. Mateus e Lucas introduziram as origens de Jesus e sua infância.
Os Evangelhos não são relatos apenas históricos, nem historias passadas, mas revelam dados concretos que buscam mostrar com veracidade e fidelidade o que Jesus transmitiu.
Os Evangelhos tem os seguintes objetivos:
1. Suscitar a fé aos que crêem;
2. A vida de Jesus é desafio
3. Mostrar a literatura e a teologia.
Nos Evangelhos sinóticos pode se ver muitas semelhanças, mas não são cópias uns dos outros. É possível perceber as semelhanças e diferenças entre eles quando se é possível ver os relatos em paralelo.
Por sua natureza os Evangelhos tem sua importância, por isso não se pode uni-los transformando-os em apenas um relato, mas cada Evangelho foi escrito dentro de um contexto e para comunidades diferentes, mas com o mesmo objetivo.