naturalismo
Bruno Goulart de oliveira nº:04 2ºDIntrodução
Conceituando naturalismo: Esse movimento tem início no séc XIX. Os naturalistas acreditavam que o indivíduo é mero produto da hereditariedade e seu comportamento é fruto do meio em que vive e sobre o qual age.
A perspectiva evolucionista de Charles Darwin inspirava os naturalistas, esses acreditavam que era a seleção natural que impulsionava a transformação das espécies.
Assim, retrata a agressividade, a violência, o erotismo como elementos que compõe a personalidade humana, a linguagem das obras era simples e tambem havia muita preocupação dos autores em descrever perfeitamente os locais e os personagens.
Existia uma certa preferência por temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais e etc. A exploração de temas patológicos traduzia a vontade de analisar todas as podridões sociais e humanas sem se preocupar com a reação do público. O autor realista retratava os problemas socias e buscava delatar através da literatura os problemas sociais da época.
Características das Obras
A obra de Aluísio de Azevedo é marcada de altos e baixos, retrata o meio maranhense da época, expõe preconceitos e satiriza os hábitos dos típicos moradores de São Luís do Maranhão. Este autor foi o primeiro a escrever uma obra naturalista no Brasil, e mostrar o coletivismo dos personagens.
A luta do escritor se volta contra o conservadorismo e a forte presença do clero, responsável pela falta de ação dos habitantes maranhenses. Entretanto, como não é mestre na análise do íntimo de suas personagens, Aluízio de Azevedo não cria tipos, mas dedica-se à descrição das massas, observando-as do exterior, também é possivel observar como as caracteristicas das pessoas mudam com a opnião da maioria e também evidencia a vida das sociedades mais miseráveis. É um autor pessimista e amargo, apresentando essas caracteristicas nas suas obras,