Naturalismo
Aluna: Julia Gabriela Mendes
Série: 2 ano Turma: A
Profª: Josiane
Tema: Naturalismo
O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este movimento foi uma radicalização do Realismo.
Tem como características:
O mundo pode ser explicado através das forças da natureza; O ser humano está condicionado às suas características biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive; Forte influência do evolucionismo de Charles Darwin; A realidade é mostrada através de uma forma científica (influência do positivismo); Nas artes plásticas, por exemplo, os pintores enfatizam cenas do mundo real em suas obras. Pintavam aquilo que observavam; Na literatura, ocorre muito o uso de descrições de ambientes e de pessoas; Ainda na literatura, a linguagem é coloquial; Os principais temas abordados nas obras literárias naturalistas são: desejos humanos, instintos, loucura, violência, traição, miséria, exploração social, etc.
Este movimento chegou ao Brasil no final do século XIX. Os escritores brasileiros abordaram a realidade social brasileira, destacando a vida nos cortiços, o preconceito, a diferenciação social, entre outros temas. O principal representante do naturalismo na literatura brasileira foi Aluísio de Azevedo. Suas principais obras foram: O Mulato, Casa de Pensão e O Cortiço. Outros escritores brasileiros que merecem destaque: Adolfo Caminha, Inglês de Souza e Raul Pompéia.
O projeto literário do Naturalismo pretende colocar a literatura a serviço da ciência. Para cumprir esse projeto, os escritores buscam olhar para a realidade através da lente do determinismo e das teorias evolucionistas. Dedicam-se à análise dos fenômenos coletivos, que caracterizam melhor a tese determinista por eles defendida.