Natura
As características próprias e peculiares da cada empresa devem refletir tanto na organização e no roteiro, quanto no formato do plano de marketing.
O roteiro abaixo é formado através das seguintes seçõe:
Seção 1 – Situação Seção 2 – Objetivos Seção 3 – Consumidor Seção 4 – Mercado Seção 5 – Aspectos Legais Seção 6 – Segmentação e Posicionamento do Produto
- Seção 1 – Situação
a) Qual é a razão de ser do plano de marketing?
b) Qual o contexto político,econômico e social que valida a oportunidade?
c) Qual é a descrição do produto em questão?
d) Como o produto, ou seja, o objeto do plano de marketing ajudará a organização a alcançar seus objetivos estratégicos?
e) Qual é a sintonia do produto com a visão, a missão e os valores da organização?
- Seção 2 – Objetivos
a) O que se pretende alcançar com o produto a curto, médio e longo prazos? Geralmente o foco é a (%) participação de mercado, o volume de vendas e o lucro. Os objetivos devem ser mensuráveis, identificáveis no tempo, definidos com clareza, consistentes, coerentes e viáveis.
Detalhando...
Seção 1 – Situação
Localiza o leitor do plano no tempo e no espaço. Devemos lembrar que o leitor do plano de marketing pode ser tanto aquele que toma as decisões, quanto um usuário frequente do plano. Portanto, o plano deve responder às seguintes perguntas:
a) Qual é a razão de ser do plano de marketing?
R: Deve-se iniciar o texto com a informação fundamental acima.Ex: “Este é o plano de marketing para o lançamento do produto X, previsto para 1º de março de 2008, em todo o território nacional”.
b) Qual o contexto político, econômico e social que valida a oportunidade?
R: A idéia é iniciar por uma visão panorâmica (macroeconômica) e ir, aos poucos, afunilando até os aspectos mais específicos, estritamente relacionados à razão de ser do plano de marketing.
Ex: