Natura
Surgimento
Fundada em 1969 como um laboratório e uma pequena loja de cosméticos, situada na rua Oscar Freire, em São Paulo. Seabra e apenas sete funcionários vendiam seus produtos e prestavam consultoria de beleza aos usuários da marca. Conversando com seus clientes que eles constataram o potencial poder de transformação dos cosméticos na vida das pessoas, visto que o ato de tratar da pele é a expressão de auto-estima.
No início faltava dinheiro, mas sobrava sonho e ousadia. Nos primeiros anos a dificuldade de reproduzir em maior escala se contrapunha à experiência das clientes que levavam os produtos e os conceitos da NATURA a mais pessoas. As embalagens modestas, quase artesanais, inviabilizavam negócios com os canais tradicionais de acesso aos consumidores.
O êxito alcançado pelos produtos e tratamentos levou a empresa a possibilidade de expandir. Tinham como alternativas a abertura de uma rede de franquia ou a adoção do regime de vendas diretas, através das consultas. Entre as clientes entusiasmadas pelos resultados no uso dos produtos, a empresa tinha interessadas em se tornarem consultoras.
Foi então, que em 1974, a Natura optou pela venda direta. Nascia assim à consultoria Natura e a figura das consultoras. O sucesso foi tanto que a empresa decidiu fechar a loja da Rua Oscar Freire.
Em 1976 a empresa veicula seu primeiro anúncio nacional na revista Claudia. Seguiu-se uma década de expansão e aprendizado, superando o desafio de reforçar relações cada vez mais distantes geograficamente, à medida que expandia atuação pelo Brasil.
Em 1977 lançam o primeiro catálogo, que continha informações detalhadas sobre todos os produtos. Tornou-se uma importante ferramenta de vendas para as consultoras no atendimento de suas clientes.
Na década de 80 surge a necessidade de ampliação da oferta de produtos. Além da cosmética terapêutica, a empresa passou a vender linhas de maquiagem e perfumaria. Além disso, em 1981, foi a primeira empresa a