Natura
A Natura, líder no setor de venda direta, há 12 anos decidiu incorporar ativos da biodiversidade brasileira na fabricação de seus produtos. Assim, uniu a ciência e com o conhecimento tradicional das comunidades agroextrativistas, gerando oportunidade de trabalho e renda. Neste novo direcionamento, a Natura acredita que a mobilização da sociedade e a capacidade de desenvolver novas propostas e soluções pode transformar o modelo atual de negócios. Neste sentido a Natura enxerga o investimento em pesquisa e inovação como uma das principais iniciativas capazes de mudar a Amazônia, tornando a região um grande polo mundial de tecnologia e negócios sustentáveis.
Como resultado dos compromissos sócios ambientais, reduziu em 5,3% de gases de efeito estufa, acumulando desde 2007 a redução de um quarto destas emissões (25,4) e tem a meta de chegar em 2013 a 33% menos carbono. Também adotou um novo processo de seleção e desenvolvimento de fornecedores que incorpora de maneira objetiva o desempenho socioambiental ao critério econômico e incentiva o empreendedorismo e oportunidade de negócios por meio do estímulo ao empreendedorismo de base tecnológica.
O Grupo CCR, que é responsável por 1.922 km de rodovias, também se destacou em Sustentabilidade com a análise de definição de prioridades e o planejamento de ações estruturadas de forma a minimizar os impactos sociais, econômicos e ambientais. Com o apoio dos colaboradores da liderança, foram definidas algumas prioridades dentro do projeto de sustentabilidade que são a redução de acidentes, de congestionamento, de emissão de gases e de consumo de água e energia, além do controle de resíduos sólidos.
Para os próximos anos, a CCR vai intensificar o uso do asfalto ecológico que é a mistura composta de 15 a 20% de borracha oriunda de pneus usados.
A BM&F BOVESPA, por sua vez criou o Índice de