Natura: Responsabilidade sócio-ambiental e ética empresarial
1. CONCEITO E EVOLUÇÃO
O SIE - Sistema de Informações Executivas, também conhecido como SAE – Sistema de Apoio ao Executivo é um tipo de sistema de informação que tem como objetivo primordial ampliar as possibilidades de alternativas para problemas organizacionais, assim como permitir a exploração das informações disponíveis que possibilitem ao gestor traçar novos rumos e comportar-se de maneira pró-ativa face ao ambiente em que se encontra.
A Evolução Histórica do SIE
Segundo Furlan, Ivo e Amaral (1994, p.06), o termo sistema de informações executivas (SIE) foi criado no final da década de 1970, a partir de trabalhos desenvolvidos no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT) por pesquisadores como Rockart e Treacy.
O surgimento do SIE é uma resposta para preocupações decorrentes da pouca utilização da informática por executivos e pouco interesse em se habituarem com ela. Dalfovo e Rodrigues (1998, p.43) afirmam que “o suporte efetivo aos executivos não tem tido um avanço significativo. Como usuários, os executivos somente têm utilizado a informática de forma indireta e tangencial.” Adiciona-se a isto a dificuldade de transpor a barreira tecnológica e a nãocondição natural de operar e lidar computadores, impossibilitando a utilização das informações como recurso estratégico.
Desde o início dos estudos e implementação de SIE, no fim da década de 1970, algumas modificações foram realizadas para ajustá-los às novas necessidades de administração, bem como às novas tecnologias. Assim, segundo Turban e Walls apud Pozzebon (1998, p.22), tem-se como objetivo maior, na primeira fase do SIE, proporcionar aos dirigentes das organizações a identificação dos problemas e oportunidades o mais cedo possível. As funções utilizadas continuam a fazer parte dos sistemas desenvolvidos atualmente: relatórios de exceção e de evolução de indicadores-chave, técnicas de drill down e integração com correio eletrônico.
A segunda fase