Nathalia
Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.
Os principais benefícios da metodologia 5S são:
Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão
Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais tende à degeneração
Melhoria da qualidade de produtos e serviços
Menos acidentes do trabalho
Maior satisfação das pessoas com o trabalho
5S é o nome de uma filosofia de qualidade originária no Japão alguns anos após a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das fábricas e desorganização estrutural sofrida naquela época. O 5S não se limita à arrumação da área, mas envolve também a redução do tempo de procura de objetos, padronização de locais de armazenagem, redução de desperdícios, motivação dos colaboradores e trabalho em equipe. O 5S é um passo fundamental para elevar a organização a um nível superior de qualidade.
O nome 5S é uma referência a cinco palavras originárias do idioma japonês e que começam com a letra "S". Japonês
Português
Seiri Senso de Utilização
Seiton Senso de Ordenação
Seiso Senso de Limpeza
Seiketsu Senso de Saúde
Shitshuke Senso de Autodisciplina Alguns autores utilizam-se de outras traduções, mas o resultado não é muito diferente. É o caso do senso de saúde, também conhecido como senso de higiene e o senso de autodisciplina, também conhecido como senso de disciplina.