Natação
1 - O ideal é nadar pelo menos 3 vezes por semana. Menos do que isso, a sensibilidade com a água e a técnica poderão ser prejudicadas. Ou seja, entre realizar 2 treinos longos ou 3 treinos mais curtos, opte pelos treinos mais curtos e com maior frequência.
2 - Privilegie sempre a técnica durante os seus treinos. Lembre-se que tentar nadar mais rápido e sem técnica significa desperdício de energia. Se você conseguir condicionar-se nadando na maneira correta, em pouco tempo passará a obter melhores resultados.
3 - As nadadeiras (pés de pato e palmares) são muito importantes, se bem utilizadas nos treinamentos. Elas ajudam a melhorar a posição corporal durante o nado e contribuem para uma postura correta. Depois, sem as nadadeiras, ficará mais fácil repetir as posições experimentadas.
4 - Separe um a parte dos seus treinos para os exercícios educativos, que serão fundamentais para reforçarem a sua técnica. Existem inúmeros exercícios educativos e um bom professor poderá ajudá-lo a escolher os mais adequados para melhorar o seu desempenho.
5 - Se você tem o hábito de nadar sempre da mesma forma, saiba que o organismo se acostuma ao estímulo e passa a não mais se desenvolver. Ou seja, se você sempre nada forte, faça séries mais lentas prestando atenção na técnica. Se você sempre nada devagar, inclua alguns tiros curtos de velocidade no seu programa de treinamento.
6- Não é prudente realizar mais do que 2 ou 3 treinos pesados na semana. Nadar forte todo dia significa caminhar para a estagnação e/ou o over-training.
7- Preste atenção sempre que for executar o impulso na parede da piscina durante sua virada. Mantenha o corpo alongado, a cabeça baixa e os braços estendidos. Esse hábito se traduzirá em viradas mais eficientes, bem como na melhora do alinhamento corporal durante o nado.
8 - Se você sempre nada sozinho, peça para um amigo ou um técnico corrigi-lo e busque opiniões sobre o seu desempenho. Melhor ainda