Natação
Na época o homem que não sabia nadar era considerado um individuo que não tinha educação.
Em 1839 o inglês J. Arthur Trudgen, ao aplicar observações que fizera com os nativos da América do Sul, o movimento das pernas, porém, era parecido com golpe de tesoura, que evoluiu quando outro inglês, Frederick Cavill, emigrando para Austrália, observou que os indígenas nadavam com as pernas ajeitadas em plano vertical a superfície da água. Adotou o estilo (crawl australiano), com o qual seu filho Richard, em 1900, bateu o recorde mundial das 100 jardas.
A natação moderna, como esporte, começa no fim do século XIX, na Europa em torneios isolados e campeonatos nacionais.
A partir de 1900, a França organiza provas com participação de franceses, ingleses, holandeses, australianos, suecos, austríacos, alemães e belgas.
É praticada em campeonatos mundiais a cada quatro anos.
A Natação enquanto esporte tem início no Japão, no século XVIII, mas a natação começa em Londres em 1837, com o surgimento de cursos e provas organizadas pela National Swimming Association.
O primeiro campeonato da modalidade realiza-se em Sydney, tornando-se a Natação um esporte olímpico em 1896 nos Jogos de Atenas.
A partir de 1908 as provas passam a disputar-se em piscina.
Estilos
Levando em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços são definidos quatro estilos de natação: crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.
Piscina
Uma piscina oficial para a prática da natação deve medir 30 metros de comprimento por 22,5 centímetros de largura. De profundidade, a piscina deve ter 1,35