NATAÇÃO E ASMA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA – ICSEZ
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ÁDRIA PANTALEÃO PINHEIRO
OS EFEITOS BENÉFICOS DA NATAÇÃO NA CAPACIDADE PULMONAR DE CRIANÇAS ASMÁTICAS
PARINTINS-AM
2014
ÁDRIA PANTALEÃO PINHEIRO
OS EFEITOS BENÉFICOS DA NATAÇÃO NA CAPACIDADE PULMONAR DE CRIANÇAS ASMÁTICAS.
PARINTINS-AM
2014
TEMA : Os efeitos benéficos da natação na capacidade pulmonar de crianças asmáticas.
INTRODUÇÃO
Durante certo tempo algumas atividades físicas eram negligenciadas à crianças asmáticas, as possíveis razões para este ocorrido eram os broncoespasmos, produzidos por exercícios intensos. De acordo com Marques, a asma é a causa mais comum de doença crônica durante a infância . o termo vem do grego “ asthma” que significa sufocação, é uma doença crônica comum apesar de não haver uma definição universalmente aceita, Fiks (2008) a define como uma inflamação crônica dos pulmões de natureza alérgica, que se caracteriza por um aumento da reatividade das vias aéreas, ou seja, contração da musculatura dos brônquios , a determinados estímulos, causando o fluxo de ar (broncoespasmos).
A natação é reconhecida como a atividade menos asmagênica que os demais exercícios. (Nolte 1983)
Segundo Marques, os exercícios de relaxamento e respiração podem ajudar as crianças que não estão fisicamente bem condicionadas. Permite que elas respirem facilmente fornecendo melhores condições contráteis para a musculatura respiratória. Para este mesmo autor, a natação é particularmente útil porque aparenta ser o esporte que as crianças com asma podem executar com menor possibilidade de induzir crise, esses exercícios melhoram a aptidão física geral.
Por isso a natação é considerada um dos esportes mais saudáveis, pois trabalha com diversos grupos musculares e articulações do corpo, há também o beneficio da mesma de desenvolver o