Natação infantil
Curso: Educação Física – 2ºperíodo
Disciplina: Natação
Universidade Estácio de Sá
INTRODUÇÃO
O esporte performance e seus resultados são as imagens que transparece na mídia, criando elementos que exercem influências na sociedade e estimulam a sua prática . A natação é um dos esportes integrantes de nossa cultura corporal que tem sido muito difundido no Brasil nos dias atuais, sendo cada vez maior o índice de pessoas que buscam por esta prática. Hoje, os motivos pela procura desta atividade variam desde a prática do esporte de rendimento visando resultados, até a prática motivada pelo prazer e busca da melhora da qualidade de vida. Além disso, por constituir uma atividade sem muitas restrições, pode ser praticada em qualquer idade e por qualquer pessoa, desde os bebês até os idosos e pessoas com deficiência.
Porém, quando se trata de crianças, se questionadas geralmente afirmariam que vão as aulas de natação à procura de diversão e alegria. Então, a piscina pode ser vista como mais um espaço lúdico para criança. Na infância, qualquer estimulação deverá ser pensada em sua aplicação, a partir de estratégias motivacionais, visto que a maioria adere à prática pela diversão e prazer na atividade.
As habilidades motoras fundamentais e seus progressos são as mais importantes no cotidiano da criança, principalmente nos esportes, nas brincadeiras e nos jogos. Ambientes de recreação podem oferecer uma situação oportuna que atinja as necessidades da criança, estimulando o envolvimento com o esporte e habilidades práticas. Os fatores que influenciam a aquisição de habilidades motoras como: motivação, estabelecimentos de metas, estrutura de prática variada, entre outros; são variáveis que podem ser manipuladas pelos professores e naturalmente estão presentes nas brincadeiras. Portanto, é esperada a utilização desta característica como instrumento de ensino, não somente no caso da prática de natação, mas por todos os profissionais que lidam com