nataçao
Índice
Introdução
A natação é um desporto praticado em todas as partes do mundo. É um desporto que trabalha grande parte dos músculos e articulações, ajuda a coordenação motora e é recomendada, por especialistas, para pessoas com problemas respiratórios, daí ser dos melhores exercícios físicos. Com este trabalho, o meu grande objectivo foi retractar as grandes mais-valias da prática da natação. Também vou abordar temas como as seis modalidades da natação, e mais precisamente a natação pura, onde vou falar dos seus diferentes estilos e das diferentes viragens.
Natação pura
Na natação podemos encontrar seis modalidades diferentes uma delas a natação pura: A natação pura: onde são praticados quatro estilos diferentes. O crawl (a maneira mais rápida de nadar), bruços (é o estilo que exige muito da coordenação motora e obriga os nadadores a utilizar as pernas e os braços ao mesmo tempo), mariposa (talvez o estilo que exige mais da condição física do nadador) e costas (os praticantes nadam de costas alternando o movimento dos braços, enquanto que as pernas são utilizadas constantemente).
A natação pura está presente nos jogos olímpicos, é um dos desportos mais tradicionais sendo os Estados Unidos o maior detentor de medalhas, obtendo no total 230 medalhas de ouro, 164 medalhas de prata e 126 medalhas de bronze. Para se participar neste tipo de competição é preciso ser-se exímio em todo o movimento, visto que é utilizado o sistema de tempo, qualquer fracção de segundo é essencial para obter um bom resultado. A diferença entre os muitos bons e os fenómenos está essencialmente no salto, na técnica e nas viragens.
Viragens
As viragens têm como objectivo impedir a paragem do atleta quando este se aproxima da parede e tem de continuar a sua prova no sentido inverso.
No crawl ao aproximar-se da parede, o nadador inicia o processo de viragem, ou também conhecida como cambalhota. O nadador roda