Natal na finlandia
As tradições envolvidas na comemoração do natal na Finlândia são antigas, porém vão se renovando ao longo dos anos. O grande personagem de natal é o Papai Noel que reside com sua esposa e as suas renas emKorvatunturi na Lapônia, norte da Finlândia. Korvatunturi pode ser traduzido para "monte com ouvidos" e, segundo o Papai Noel, os ouvidos do monte servem para escutar os pedidos das crianças do mundo todo.
Preparações de natal começam no início do mês
As preparações de natal começam no primeiro final de semana do mês de dezembro que marca o princípio dos Domingos de Advento. Nas janelas de muitas famílias acende-se uma vela nesse primeiro domingo, no segundo acendem-se duas velas e no terceiro três. No último domingo de Advento queimam-se quatro velas, junto às janelas, que anunciam o fim da espera e a chegada do Natal.
Em grande parte do país já neva, mas no Sul da Finlândia às vezes espera-se pelo manto branco, até ao início de Janeiro. As luzes natalícias trazem iluminação no meio da época mais escura do ano e ao mesmo tempo lembram os finlandeses do princípio dos rituais anuais de Natal. Há a tradição da compra ou preparação de um calendário de Natal, que conta os dias do primeiro dia de dezembro até a noite de Natal. O calendário feito habitualmente de chocolate goza de grande sucesso no meio dos mais novos, porque tem 24 portas das quais se abre uma por dia. Hoje em dia o calendário natal pode ser acessado pela Internet, por exemplo noKidszone. Esta versão, porém, vem sem os chocolates.
Após o Dia da Independência, 06/12 segue a festa da Sta. Lucía no dia 13 de Dezembro. A tradição das festividades no dia da Sta. Lucía vieram da Suécia para a Finlândia e, ainda hoje é comemorado sobretudo pelas cidades e comunidades sueco-falantes da Finlândia. Faz parte da festa escolher a menina Lucía de cada localidade, que é vestida com um vestido branco e coroada com uma coroa de velas. Originalmente Sta. Lucía era uma jovem siciliana que não