Natacao
O livro do professor Oswaldo Fumio Nakamura descreve todos os estilos de nado, “Crawl, costas, peito e borboleta”.
No primeiro capitulo, é abordado o estilo crawl. O livro descreve a posição do corpo, movimentos de braços e de pernas, respiração e os defeitos e correções desse estilo de nado. No estilo crawl, a posição do corpo é horizontal, com movimentos dos braços em dois jeitos (recuperação e tração). Nas pernas os movimentos são flexíveis, com batida forte para baixo. Para respirar, gira-se a cabeça para o lado fazendo com que aboca saia da água. Os defeitos do crawl podem ser: “quadris alto, ou baixo, cabeça muito alta ou muito baixa” (p.3). Os defeitos da braçada do crawl: “levar o cotovelo muito baixo e etc.”
Nos movimentos das pernas os defeitos são: ”batida num ritmo lento, batida com elevação excessiva para fora da agua e etc.” Respiração, na mesma acontece os seguintes problemas: “giro retardado, inspiração pelo nariz e etc.” As correções do crawl podem ser: “evitar movimentos zig-zag, exagerar a elevação e extensão do braço à frente do ombro e sentir que o mesmo encosta na orelha, isso faz com que nadador ganhe alguns centímetros em cada braçada.
No capitulo dois, “Costas” o autor dá uma introdução de como é esse tipo de nado. Discorre a posição do corpo, movimentos, respiração e outras. No costas o autor não deixa de descrever os erros e as correções desse estilo. Um dos defeitos citados pelo autor é: “cabeça e pescoço estendido para trás” (p.9). Uma maneira de corrigir esse fato é “nadar com um objeto na testa” (p.10). O capitulo três, traz como título o estilo peito. Como nos anteriores, o autor descreve esse estilo. Fala sobre a posição do corpo, respiração, coordenação, saída, virada, e movimentos. Na respiração desse nado a “cabeça deve ser elevada o suficiente para permitir a inspiração em seguida, a flexão do pescoço e seu retorno para a agua”