natacao aspectos aquáticos
Anteriormente ao nado crawl somente existia o nado peito, também chamado de "clássico". O nado crawl começou a surgir por volta do ano de 1859 através de modificações aplicadas ao nado peito. Um nadador chamado Payton apareceu em uma competição em Baths (hoje Lamberth) num estilo que não lhe valeu a classificação por não ser considerado ortodoxo. Este estilo foi o mesmo que, mais ou menos 10 anos mais tarde, era apresentado por Trudgen, valendo-lhe a anexação do seu nome ao novo estilo, que rapidamente se espalhou por todo o mundo, pois apresentava vantagens de render mais e ser mais veloz que o nado peito.
O nado de costas, inicialmente, tinha por finalidade proporcionar meios de fácil flutuação para descansar o nadador. Somente nos jogos olímpicos de Paris, em 1900, é que surgiu este estilo como forma de competição. Inicialmente os braços eram levados simultaneamente para dentro da água e as pernas movimentam-se de forma semelhante à tesoura a frente. Daí, evoluiu para uma borboleta invertida e, com o surgimento do estilo novo de frente, seus empréstimos técnicos chegaram ao nado de costas, que passou a ser usar os mesmos movimentos de pernas, alternados para baixo e para cima, com os braços também alternados, de trás para frente, em tração de dentro da água e em recuperação foras dela.
Posição corporal nado crawl
O nadador deverá estar em decúbito ventral, mantendo um bom alinhamento horizontal, bem como lateral, para uma melhor hidrodinâmica, a cabeça deverá estar em posição natural, com o tronco em extensão total, Favorece o nadador ao rolamento no eixo sagital, melhorando a propulsão com o quadril.
Posição corporal nado costa
O nadador deverá estar em decúbito dorsal mantendo um bom alinhamento horizontal, bem como lateral, para uma melhor posição hidrodinâmica. A cabeça deverá estar em posição natural e fixa, com o tronco em extensão total, Favorece o nadador ao rolamento no eixo sagital, melhorando a