Nascimento e primeira infancia
O caso das gêmeas Hiba e Rumaisa trata da possibilidade de crianças prematuras terem um desenvolvimento normal e sem maiores problemas de saúde.
O nascimento é a entrada da criança na família e na sociedade.
O uso de medicamentos durante o parto entra em contato com o bebê, por isso muito mulheres preferem evitar o uso dessas substâncias no parto.
A presença do pai na sala de parto faz com que a mãe sinta menos dor no trabalho de parto. Este acontece em três estágios: dilatação e esvaziamento, transição e a liberação da placenta. Na maioria dos partos a cabeça do bebê sai primeiro. Complicações também podem ocorrer durante o parto e à vezes é preciso retirar o bebê por meio de cirurgia, a cesariana. Assim que o bebê nasce é feita sua avaliação.
Quando o bebê apresenta baixo peso ao nascer ele apresenta algumas características como dificuldade na respiração, e em casos mais graves pode surtir efeito até na idade da infância.
Os bebês em sua primeira infância apresentam reflexos, como de respiração, deglutição, sucção dentre muitos outros.
A maioria dos bebês de seis meses tem padrões claros de sono noturno e cochilam durante o dia. A função básica do choro de um bebê é sinalizar uma necessidade.
As habilidades motoras do bebê surgem vagarosamente nas primeiras semanas. As habilidades perceptuais dos bebês são maiores do que se pensa e são bem adaptadas para a interação que ele terá com o mundo. As habilidades motoras, sensoriais e perceptuais facilitam a aprendizagem inicial do bebê.
O modo de agir muda de bebê para bebê, cada um responde e se comporta de forma diferente, é o temperamento de cada um. E a expressão emocional aparece nessas horas em que se vê o esboço de um sorriso, ou uma cara de aversão a algo, porém não é que esta expressão esteja realmente externando o que o bebê está sentindo.
Até os seis meses o bebê necessita apenas do leite materno, em alguns casos são ministrados suplementos alimentares quando