Nascimento da ciência grega
600-300 A.C
Grupo 11
Felipe Nery
Fernando
Karla Vanessa
Marcelo
Peterson
Início da Ciência
Costuma-se atribuir o início da ciência aos pensadores da cidade de
Mileto(Ásia Menor, atual Turquia, ver Fig. 1), no sec. VI a.C
Astronomia e matemática. Boa parte do esforço astronômico se dirigia à elaboração de calendários..foi na Babilônia que a matemática e a astronomia mais avançaram. Os babilônios introduziram um sistema numérico com "valor posicional", como o nosso atual, só que na base 60 ao invés de na base 10.
Tales, Anaximandro e Anaxímenes, além dos outros chamados "filósofos pré-socráticos" trouxeram algo de novo para a “ciência”
As Teorias dos Milésios
Os filósofos-cientistas teóricos milésios são mais lembrados pelas três cosmologias propostas.
i) Tales (c. 585 a.C.) colocou a questão sobre o que veio primeiro, e concluiu que foi a água. ii) Anaximandro (555 a.C.) sugeriu que a primeira coisa não foi uma substância específica, mas algo indefinido, que chamou de Ilimitado. iii) Anaxímenes (535 a.C.) voltou-se às evidências empíricas,
Sugerindo que o ar seria o princípio de tudo. Este ar se transformaria em água através da condensação, e em fogo através da rarefação.
Os Pitagóricos
O próximo grupo a se destacar no cenário filosófico-científico se concentrou em torno de Pitágoras. na Magna Grécia (atual Itália), formou uma escola religiosa, filosófica e política. Os pitagóricos aplicavam a numerologia para tudo. Com isso, realizaram talvez o primeiro estudo empírico sistemático, ao elaborarem uma lei científica quantitativa, na Acústica.
Para os pitagóricos, os números exprimiam mais do que aspectos formais dos fenômenos: as coisas seriam feitas de números.
Os pitagóricos também foram importantes por terem desenvolvido métodos dedutivos em Matemática. O mais conhecido envolve a prova do "teorema de Pitágoras", aplicável para os lados de um triângulo com ângulo reto: