nascentes
Ajude a preservar e evite o desperdício, com o uso incorreto o racionamento de água será uma realidade futura nos grandes centros urbanos!
Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático, que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou cursos d’água (regatos, ribeirões e rios). Em virtude de seu valor inestimável dentro de uma propriedade agrícola, deve ser tratado com cuidado todo especial.
As nascentes localizam-se em encostas ou depressões do terreno ou ainda no nível de base representado pelo curso d’água local; podem ser perenes (de fluxo contínuo), temporárias (de fluxo apenas na estação chuvosa) e efêmeras (surgem durante a chuva, permanecendo por apenas alguns dias ou horas).
Nascente é o afloramento do lençol freático, que originará uma fonte de água de acúmulo ou cursos d’água. O ideal é que a mesma tenha água de boa qualidade, seja abundante, contínua, tenha boa distribuição geograficamente e no tempo. Existem diversas leis em relação à proteção e conservação das nascentes. Por isso, é importante saber como proteger as mesmas. Lembramos que toda intervenção em nascentes ou nas APPs adjacentes deve ser precedida de consulta e autorização dos órgãos competentes. Os primeiros cuidados são em relação à área adjacente às nascentes. Esta deve ser isolada para evitar o acesso de animais, pessoas e veículos. Desta forma, evita-se a contaminação do terreno ou da água. Mantenha uma faixa de 50 metros de APP ao redor da nascente, com a vegetação nativa. Logo após, deixe uma pequena faixa de interface de vegetação natural entre a APP e a cultura mais próxima. Dependendo da posição da nascente no terreno, a distribuição do uso do solo deve ser bem pensada, a fim de evitar que a nascente fique sujeita a erosão ou acúmulo de material. Assim, pastos e animais devem ser os mais afastados, para que seus dejetos não virem contaminação. Providencie bebedouros aos animais, para que os mesmos