Narrativas Teoria
1. Luisa - É uma personagem plana, construída em redor de um defeito (Caráter negativo),definida em poucas palavras que a acompanha durante toda a história.
Eugenia - é uma personagem esférica, complexa e definida por traços diferentes, surpreende o leitor porque evolui na narrativa.
2- A moça sentava-se ao tear e logo, as cores e textura das linhas determinava o clima e o alimentos do seu dia.Tecer era tudo o que ela queria fazer. Quando se sentiu sozinha, decidiu tecer um marido. Foi feliz, por um tempo, até que ele descobriu o poder de seu tear. Ele pediu uma casa e então um castelo, fazendo com que a esposa fizesse nada além de tear os caprichos exigidos por ele. Ao sentir-se triste, ela decide voltar à sua vida em que não tinha trabalho, e sim prazer. Assim que seu marido dorme, ela começa a desfazer o tecido, até mesmo o próprio marido ambicioso. Então ela troca as linhas e o delicado traço de luz se faz na linha do horizonte.
Semantica
1-Esse homem é uma raposa
Ele é um raio.
Ela é uma pedra de gelo
Sua mente era uma tempestade
O craque tinha passos de balé
2- 1- Adoro Chico Buarque de Holanda ll - Minha boca é um túmulo.
A) A figura de linguagem da frase l - METANIMIA
B) A figura de linguagem da frase ll - METÁFORA
c) A METÁFORA é a figura de linguagem que estabelece uma relação de semelhança entre o significado de base e o outro. Neste caso na frase ll, ter a boca como um túmulo, significa que a pessoa fica de boca fechada, ela consegue guardar um segredo.