narrativa
Bebé
Pai
Episódio 1
Está a olhar para trás.
Olha o pai, para as mãos do pai, desencosta-se da cadeira e mexe na fita da cadeira.
Olha com a atenção as mãos do pai. Olha os olhos do pai, rápida e muito subtilmente franze as sobrancelhas, olha para baixo, olha o pai e sorri.
Toca a cabeça do pai com as duas mãos e faz vocalizos de satisfação, a sorrir. Bate alegremente na cabeça do pai.
Estica as mãos para a frente para tentar chegar ao pai, olhando diretamente para ele.
Bate na cara do pai, faz um vocalizo de desagrado (com a voz forçada) “nnehh”, abre os braços e olha para trás.
Volta-se para a frente e olha diretamente para o cinto da cadeira que o prende, encosta-se na cadeira, mexe os pés e olha para eles com atenção (focado).
Olha as mãos do pai e tenta chegar-lhes, esticando as suas. Bate os pés vigorosamente, olhando o peito do pai, com expressão séria.
Olha as mãos do pai a segurar as dele, olha os olhos do pai e vocaliza “ah-ahh-ahh”, olhando para o lado, com expressão neutra (pensativo).
Afasta o corpo e diz “uhh-uhh” e olha para o lado e para trás. Boceja e olha o pai. Bate os pés. Vocaliza, franze as sobrancelhas levemente e boceja de novo.
Olha para o lado e para trás, a observar o ambiente.
Olha para o bebé, diz “psiu” e bate palmas. Abre os braços e diz “bebéz”, a sorrir, “vamos brincar outra vez?” (2x). Dá uma mão ao bebé e diz “bate aqui”, oferece-lhe as duas mãos e repete “bate aqui”.
Bate palmas pausadamente (bate, para e volta a bater), a olhar e a sorrir para o bebé.
Leva a cabeça para junto do colo do bebé e vai subindo a cabeça até à cara do bebé, dizendo “bixinha gato”, de olhos fechados e a sorrir. Repete. Sorri e ri. “Bichinha gato…ai ai….auu auu”, a imitar um gato”. Regressa ao lugar dele (recostando-se).
Volta a aproximar-se do bebé, a sorrir e a abrir a boca (como se lhe fosse morder os dedos) e diz quase a sussurrar “olá bebé”. Ri-se. Regressa. Faz estalinhos com a língua e aproxima-se de novo do bebé, dando