Narrativa, cultura judaica
Eu-antes-criança, pego a bíblia de minha avó e abro, encontro o livro do ÊXODO e me encanto, “no entanto, como os hebreus foram parar lá?”
Antes do Deus-Único falar com ABRAHÃO, descendente de SEM, filho de NOÉ, muitas tribos e muitos deuses habitavam a região entre o Egito e o grande Rio Eufrates, Canaã.
Em Canaã, ABRAHÃO era estrangeiro dentre muitos povos.
JAVÉ, o Deus-Todo-Poderoso, prometeu a ABRAHÃO toda a terra de Canaã e a sua descendência propriedade eterna sobre essa.
Depois da aliança com Javé, Ele se tornou Deus de ABRAHÂO e Deus de seus descendentes e os muitos povos que habitavam Canaã, tornaram-se estrangeiros, Gentios.
Antes de ABRAHÃO não havia Judeus.
........................................................................................................................................
ABRAHÃO gerou ISAAC que gerou JACÓ.
No tempo de JACÓ, a seca obrigou que ele seguisse para o Egito com seus filhos. Lá o Faraó os recebeu e eles ali se assentaram, se multiplicaram e prosperaram.
Esperando o tempo em que voltaria a sua terra, JACÓ morre, já com mais de 130 anos de idade.
Do crepúsculo de um Faraó, veio a aurora de um novo Filho do Sol, que nada sabia sobre JACÓ.
Os descendentes de JACÓ mais numerosos se tornavam e mais se espalhavam.
Os doze filhos de JACÓ deram origem a doze tribos.
Os egípcios passaram a temer os hebreus e o Faraó os sujeitou a escravidão.
........................................................................................................................................
Hoje, quando a família senta para fazer a refeição de Páscoa, uma criança pergunta: "Por que esta noite é diferente de todas as noites?". E o pai então narra como os judeus saíram do Egito e se tornaram um povo.