narrativa classica
TEXTOS PARA USO EM SALA DE AULA PELOS ALUNOS DO PRIMEIRO MÓDULO DOS NÚCLEOS DE ROTEIRO, MONTAGEM E DIREÇÃO
A construção da narrativa clássica
ESCOLA DE CINEMA DARCY RIBEIRO. DIREITOS RESERVADOS
Adriana Cursino
Introdução: O período da história do cinema que vai de 1908 a 1915 é um período de crescente narratividade. A busca por uma forma narrativa mais elaborada pode ser verificada em vários filmes curtos daquele período. Todo esse processo resulta na criação de uma gramática cinematográfica pelo norte-americano David
Wark Griffith, com o filme Nascimento de uma nação, lançado em 1915.
Griffith reuniu e aperfeiçoou as primeiras descobertas da linguagem cinematográfica e suas técnicas influenciaram os filmes produzidos desde então. Antes de Nascimento de uma nação, jamais fora visto no cinema ações montadas paralelamente construindo um clima de suspense.
Griffith foi o primeiro cineasta a utilizar nos filmes os close-ups, plano e contra-plano, a montagem paralela, os movimentos de câmera, a inserção de detalhes, criando uma dramaticidade às imagens.
Em geral, o cinema antes de Nascimento de uma nação utilizava técnicas destinadas apenas a olhar para uma história que se desenrolava diante da câmera. Eram filmes compostos de um plano somente. Griffith com seus curtas e longas-metragens incorporou tudo que parecia funcionar para expandir aquela visão.
Mas o que envolveu a criação da gramática cinematográfica? Que técnicas foram aquelas? Qual a origem da narrativa no cinema? Em que bases o Griffith se apoiou para criar uma narrativa cinematográfica? São estas algumas das questões que investigaremos ao longo deste módulo. Quando assistimos a um filme, compreendemos que as imagens organizadas contam histórias e traduzem idéias.
As instâncias narrativas na imagem são muitas e vão desde a apresentação dos planos, os objetos, as cores, os personagens, os tipos até o modo como