Narradores de javé
________________________________________
Jéssica da Silva Moura
Narradores de Javé é um filme brasileiro dirigido por Eliane Caffé, que conta a história dos moradores de um vilarejo no interior do sertão baiano, chamado Vale do Javé. Que corre o risco de ser submerso pelas as águas de uma represa.
O cotidiano tranqüilo do povoado, foi abalado quando se espalhou a noticia de que Vale do Javé, seria alagado devido à construção de uma represa ali no local. A população de Javé inconformada com a notícia resolve através da orientação e um dos habitantes do vilarejo tentar transformar Vale do Javé em patrimônio histórico. Partindo deste principio, a população decide buscar no passado, acontecimento sobre a fundação do lugarejo e sobre a vida do seu fundador, utilizando a memória oral, e registrando os fatos por escrito.
O vilarejo composto apenas por analfabetos teve que recorrera um ex-carteiro da cidade, Antônio Biá, para escrever os acontecimentos históricos daquele lugar.
Antônio Biá, quando carteiro, havia sido rejeitado por todos, pois na tentativa de salvar o seu próprio emprego na agência de correios que seria desativada por falta de movimento, começa a escrever cartas para pessoas de outras cidades e conhecidos seus, contando mentiras dos habitantes da cidade.
Com a função de registrar por escrito o relato dos moradores, Biá sai às ruas ouvindo as pessoas. Porém eram contadas várias versões sobre as origens da região e do povoado. Onde cada narrador, ao falar dos heróis do Vale do Javé, beneficiam seus antepassados e a si mesmo, como grandes personagens na história da cidade.
Diante dessa variedade de pensamentos, Antônio Biá, sente-se na dificuldade de por no papel as histórias daquele povo. Ele, crer que o documento não salvará o povoado da inundação, pois o fato deles serem humildes e das historias serem relatadas de forma oral, poderia ser