Narradore de jave
1192 palavras
5 páginas
Ficha Técnica – Narradores de Javé (Brasil/ 2003/ 100 min.)Direção
Eliane Caffé
Roteiro
Eliane Caffé
Luis Alberto de Abreu
Elenco
José Dumont .... Antônio Biá
Matheus Nachtergaele .... Souza
Nélson Dantas .... Vicentino
Rui Resende .... Vado
Gero Camilo .... Firmino
Luci Pereira .... Deodora / Mariardina
Nelson Xavier .... Zaqueu
Altair Lima .... Galdério
Alessandro Azevedo .... Daniel
Henrique Lisboa .... Cirilo
Maurício Tizumba .... Samuel
Orlando Vieira .... Gêmeo
Roger Avanzi .... Outro
Introdução
Nesse artigo, faremos uma análise de um filme que para muitos, a primeira vista pode parecer apenas mais uma comédia dramática, porém fala de assuntos muito importantes. Veremos a seguir através de alguns tópicos, uma analise do filme Narrador de Javé, dirigido por Eliane Caffé, e escrito por Eliane Caffé e Luis Alberto de Abreu, associando algumas questões abordadas nessa obra a alguns movimentos da História Moderna, como o Positivismo, de Auguste Comte, e também fazendo comparações de fatos ocorridos no filme com, algumas questões bastante abordadas atualmente no Brasil.
Crítica do Filme
O filme Narradores de Javé, conta a história de Javé, um povoado localizado na Bahia, e de sua pequena população, que vê seu vilarejo ameaçado de extinção, devido à construção de uma represa que ira inundar toda a cidade, fazendo assim com que seus habitantes abandonem seus lares. A última esperança da cidadezinha é conseguir provar que a cidade tem uma grande importância histórica para que a cidade seja considerada um patrimônio histórico, sendo assim impedindo a construção da represa.
O grande problema de Javé, é que sua história nunca havia sido registrada. Aí que entra em cena o personagem principal do filme, o carteiro Antonio Biá, um antigo morador da cidade que havia sido expulso, devido a diversos fatos que havia inventado, caluniando os moradores de Javé. Ele enviava várias cartas para pessoas de outras cidades fazendo fofocas sobre os