Narcirema

542 palavras 3 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – IESC
Curso de Graduação em Saúde Coletiva
Disciplina: Metodologia Qualitativa de Investigação Social em Saúde

Assunto: Comportamento
Referência
“Ritos Corporais entre os Nacirema” – MINER, Horace. A. K. Romney e P. L. Vore (eds.): You and Others –readings in Introductory Antropology. Winthrop Publishers, Cambridge 1973, pp. 72-76.
Corpo
O texto do autor Horace Miner nascido em vivido ,é um clássico entre as matérias introdutórias de cultura das cadeiras de diversos cursos de nível superior. No texto “Ritos corporais entre os Nacirema” situado entre os Cree do Canadá Yaqui e os Tarahumare do México os Carib e Arawak das Antilhas, explica os costumes desta civilização, como onde se localizam , suas características, a economia e os rituais.
Na introdução o antropólogo conta que está tão acostumado com a diversidade de cultura dos povos que nem se espanta com costumes mais extravagantes. Foi o pesquisador Lintom em (1936-56) que primeiramente resolveu estudar os ritos, economia e costumes dos Nacirema, que ainda hoje são incompreensíveis.
Com o passar do texto somos apresentados a vários rituais exóticos como, por exemplo, esses dois:
“As cerimônias “latipso” são tão cruéis que é de surpreender que uma boa proporção de nativos realmente doentes que entram no templo se recuperam. Sabe-se que crianças pequenas, com uma doutrinação ainda incompleta resistem às tentativas de levá-las ao templo porque “é lá que se vai para morrer”. Apesar disto, adultos doentes não apenas querem mas anseiam por sofrer os prolongados rituais de purificação, quando possuem recursos para tanto não importa quão doente esteja o suplicante ou qual seja a emergência. Os guardiãs de muitos templos não admitirão um cliente se ele não puder dar uma dádiva valiosa para a administração. Mesmo depois de ter-se conseguido a admissão, e sobrevivido às cerimônias, os guardiãs não permitirão ao neófito

Relacionados