nao sei
O modernismo é um movimento literário e artístico que teve início no século XX com o objetivo de acabar com as ideias tradicionais, pois já estavam ultrapassadas. Assim como, argumentava que as novas realidades do século XX eram permanentes e eminentes, e que as pessoas se deviam adaptar às visões de mundo com o objetivo de aceitar que o que era novo era também bom e belo.
As principais culturas vanguardistas, ou seja, que provocaram rutura na tradição cultural do século XIX foram o cubismo (tendência artística que influenciou escritores e artistas plásticos no início do século XX, deixando as suas marcas nas novas técnicas narrativas que fragmentavam a realidade e permitiam uma desconstrução da visão clássica sobre o tempo e o espaço), expressionismo (tendência artística que valorizava a subjetividade), futurismo (difundido principalmente através de manifestações, foi o movimento mais radical entre as tendências vanguardistas), dadaísmo (procurava chocar um público mais ligado a valores tradicionais e libertar a imaginação por destruição das noções artísticas convencionais) e o surrealismo (defendeu a criação através das experiências nascidas no imaginário). As vanguardas apresentaram ao mundo uma nova maneira de fazer arte, através da liberdade de criação e no rompimento com o passado cultural tradicionalista. Walt Whitman foi um poeta, ensaísta e jornalista norte-americano, considerado por muitos como o "pai do verso livre". Com o livro Leaves of Grass, considerada uma das grandes obras americanas do século XIX. Whitman é intitulado como o pai da poesia norte-americana moderna.
De entre muitos, destacam-se alguns aspectos estilísticos do Modernismo como: o Paulismo que é um estilo literário criado por Fernando Pessoa e Mário de Sá Carneiro com o poema Impressões de Crepúsculo que começa com a palavra "Pauis", sinónimo de pântanos. Caracteriza-se pela voluntária confusão do subjectivo e do objectivo, pela associação de ideias desconexas, pelas