nao sei
Aluno: Paulo Eduardo dos Santos
Série: 1 ano Turma :A
Disciplina: Química
Atividade página 62
1. A tabela a seguir fornece a massa máxima de cloreto de potássio que 1 quilograma de água pode dissolver em diferentes temperaturas.
Massa/g
310
340
370
400
t/oC
10
20
30
40
Analisando os dados da tabela, é possível prever se a curva de solubilidade do cloreto de potássio será ascendente ou descendente? Justifique.
Sim, pois pelo que podemos entender vendo o gráfico ao aumentar a temperatura da água, aumenta-se também a quantidade de cloreto de potássio que pode ser dissolvida em um quilo de água. Sendo assim a curva de solubilidade do cloreto de potássio é ascendente.
2. O pH é uma escala que indica diferentes graus de acidez ou basicidade. Certos peixes só conseguem viver em uma determinada faixa de pH, o mesmo ocorre com o desenvolvimento de certas plantas. Uma situação curiosa nesse sentido ocorre com as hortênsias, cujas flores variam de cor conforme a acidez ou basicidade do solo: as hortênsias ficam brancas ou rosadas em solo básico e lilases ou azuis em solo ácido.
O controle do pH de um aquário ou do solo de um jardim é feito com o uso de indicadores.
Concluindo que o meio está muito ácido para determinado ser vivo, pode-se adicionar conchinhas ou pedaços de mármore ao aquário ou adicionar cal no solo.
Concluindo que um meio está muito básico para um determinado ser vivo, pode-se adicionar um pedaço de xaxim ou fibra de coco em pó ao solo.(Note que o uso de xaxim apesar de difundido, não é uma boa opção por se tratar de uma espécie em extinção, além do que, a fibra de coco tem se mostrado ultimamente um ótimo substituto para as diversas aplicações do xaxim).
Em relação ao que foi descrito, responda:
a) Por que as conchinhas, o mármore e o cal são materiais indicados para controlar a acidez do meio?
Porque ambos são constituídos de óxido de cálcio que quando em contato com a