nao abre, virus
08. Neste fragmento de um texto de Empédocles, há elementos que denotam ruptura em relação ao pensamento mítico. Justifique-os.
“Esta [luta das duas forças] é manifesta na massa dos membros humanos: às vezes, unem-se pelo amor todos os membros que atingiram a corporeidade, na culminância da vida florescente; outras devididos pela cruel força e discórdia, erram separados nas margens da vida. Assim também com as árvores e peixes das águas, com os animais selvagens das montanhas e os pássaros mergulhões levados por suas asas.” (G.Bornheim. Os filósofos pré-socráticos.3.ed. São Paulo: Cultrix, 1977. P. 70.)
R: A pessoa defende que os humanos descendem de um ser maior, e se diferenciam dos vegetais e animais, ou seja, ele defende a ruptura com valores do evolucionismo. O texto todo defende a ideia de que somos, uma disputa entre duas forças poderosas e isso foge completamente às ideais míticas da época, onde deuses eram os próprios seres humanos.
DISSERTAÇÃO
09. Faça uma dissertação sobre o tema “a filosofia é filha da cidade”. Nela você deve descrever e justificar a vinculação entre fundação da pólis e o nascimento da filosofia.
A partir do momento em que a razão começou a fazer parte da historia da humanidade, alguns fatores tiveram como “faísca” da filosofia emergisse, tal que a invenção da escrita, da moeda, da lei escrita e a fundação da pólis (cidade-estado)
Os fenícios influenciam o ressurgimento da escrita que existia no período da Grécia micênica, agora ela assumia um papel separado das preocupações religiosas. Como os valores da igreja eram rígidos, as escrituras passaram a ter um acesso maior, sendo eles divulgados em praça pública, assim ajudando o povo a discutir e criticar os assuntos abordados. A partir disso a escrita gera uma nova mentalidade, pois exige um pensamento diferente de quem às escreve e a fala em praça pública, necessitando maior clareza e vigor.